• Lucca Koch

A obrigação de sinalizar a publicidade nas suas redes sociais

Quando falamos de construção de comunidade (audiência) nas redes sociais, uma das principais preocupações dos creators deveria ser a transparência e isso envolve uma série de responsabilidades, como a simples (e obrigatória) notificação de conteúdos pagos por marcas, a famosa PUBLICIDADE. Sim. O influenciador ou criador de conteúdo, por lei, tem a obrigação de deixar claro que aquele conteúdo, dica, vídeo, post, foi pago por uma empresa. E esse investimento pode ser financeiro ou permuta. Em dezembro de 2018, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) publicou o “Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais”, e nele o creator encontra orientações para a divulgação de um produto ou serviço.


É importante lembrar que além do Conar, o Código de Defesa do Consumidor exige como obrigatório a sinalização de publicidade em todo conteúdo quando houver parceria negociada.


O que você talvez não saiba é que deixar de identificar o conteúdo como publicitário é mais do que uma falha ética ou de transparência, mas pode gerar consequências legais por ferir o Código de Defesa do Consumidor.


Então, a regra é muito clara: está ganhando dinheiro para publicar? Sinalize!

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